O seu carrinho está vazio!
Ano após ano, fazemos esta coleção com muito entusiasmo. Tentamos que não seja só um produto ou um simples espaço onde escrever, queremos que tenha sentido de responsabilidade.
A nossa escolha do tema para a agenda depende muito da nossa vontade, experiência, do que temos para contar, das nossas intenções e também do que vocês têm interesse em ver. Em 2022, enviamos um formulário para saber a opinião dos utilizadores da agenda/caderno/calendário e foi muito especial ler-vos. Encontrámos críticas, elogios e ideias que tomámos muito em conta para continuar a trabalhar neste projeto.
Ainda neste ano, fizemos a imersão criativa na Serra do Gerês, com muita ajuda e conhecimento sobre esta área protegida tão icónica do país. Não é demais dizer que este território tem uma energia e envolvência muito características. Com uma mística, por vezes onírica, por vezes rude, ninguém é alheio à sua influência. Desde esse momento, o nosso desafio pessoal foi viver no Gerês, e apenas 6 meses depois estávamos a morar numa casa na aldeia. Naturalmente, esta mudança radical de estilo de vida só podia influenciar a criação desta agenda, e servir de catarse deste novo mundo no qual estamos a criar raízes subterrâneas. O nosso primeiro fruto desde esta terra enigmática, também deveria sê-lo. Por isso, convidamo-los a olhar com atenção estes seres que nos provocam mais perguntas do que certezas. Aproximemo-nos dos cogumelos.
Produção
O conceito que guia a criação desta coleção é a da Economia Circular, promovendo a um menor impacto no ciclo dos materiais que utilizamos, as praticas e até a propia manufatura. Minimizando o consumo de energia, reaproveitando materiais e planificando um design eficiente.
Zero Plástico
Artesanal
Materiais Nacionais
Mínimo desperdício
Fibras naturais
Descompomos as partes do nosso trabalho desde as técnicas até os materiais
<< mais INFORMAÇÃO, PERSONALIZAÇÃO, sugestão>>
01
A maravilhosa arte da capa foi desenhada pela Sara.
Serigrafadas à mão, numa cor com tinta à base de água, pela Najla Leroy, no atelier da Joana Paradinha, no Porto.
Cada impressão serigráfica contém:
Capa e contracapa da Agenda Grande A5 e Agenda Pequena A6
e uma Capa de Caderno A5.
Dimensões: A5 – 21,5x15cm / A6 – 15x21cm
Costura à vista Copta
Tiragem: 90
02
O papel utilizado é Renovaprinte 100% Reciclado, 80grm, Branco natural, escolhido por ser de produção nacional e com certificado FSC, que reconhece as boas práticas na gestão florestal.
São 96 páginas com impressão gráfica a preto e branco, pela Copyscan, em Braga.
03
Para a agenda do 2024 a inspiração veio das espécies presentes na floresta do Gerês, as ilustrações foram realizadas em aguarela, pelo Evandro Renan. Apresentam composições distintas, desde uma representação naturalista dos cogumelos e do seu ambiente até uma vertente mais criativa privilegiando a riqueza das formas e cores.
04
A organização da nossa agenda começa com os calendários 2024 e 2025, a lista dos feriados nacionais (Portugal), um Calendário Solar e Lunar e um planificador anual em 2 páginas.
Cada mês começa com um quadro livre para notas e uma ilustração, seguida de um quadro de planificação mensal, onde figuram os feriados e luas. Segue o corpo da agenda com vista semanal em 2 páginas. No final, tem ainda umas fichas para anotação de Livros, filmes e séries, palavras-passe e contactos.
05
Para as capas das Agendas e do Caderno Anual, utilizamos cartão prensado, 2mm.
Utilizamos um fio bem português, de fibras naturais, para a costura do miolo e as capas: fio Norte, de linho polido.
O papel utilizado é Renovaprinte 100% reciclado, 80grm, branco natural, escolhido por ser de produção nacional e com certificado FSC, que reconhece as boas práticas na gestão florestal. Infelizmente, a fábrica portuguesa Renova já deixou de o produzir, mas ainda conseguimos algumas resmas remanescentes.
O bolso interior é feito com papel 100% reciclado colorido, e costurado à máquina com fio 100% Tencel, da marca vimaranense Limol. Tencel é uma fibra natural extraída de eucaliptos certificados e sem recurso a produtos químicos ou tóxicos, com produção de ciclo fechado, ou seja, em que tudo é reciclado e reutilizado, evitando desperdício.
Para os marcadores de página, optamos por ráfia natural de produção nacional.
A banda elástica é feita de trapilho, um desperdiço têxtil utilizado tradicionalmente para fazer tapetes. É cosida à mão também com a linha de Tencel, da Limol.
Os cadernos Fungi, são feitos com cartolina kraft 200g, também de fabrico nacional, e o interior de papel reciclado rústico e Renovaprinte recicaldo 80g. Cosidos com fio de linho comprado à Associação Pedras Brancas, de Covide.
Faz uma viagem no tempo e espreita as agendas que fizemos desde 2016