O seu carrinho está vazio!
Cadernos musgo
cadernos musgo
Este é o percurso do projeto AGENDA ano por ano.
Foi um caminho lindo caminho de procura, pesquisa, experimentação e conceito. Vê as principais características que introduzimos ao longo dos anos e como chegamos a transforma-la num projeto mais sustentável.
2023
Nesta agenda, o nosso maior desafio foi encontrar espaços para o desenvolvimento criativo deste projeto. Decidimos fazer uma imersão no tema que tínhamos escolhido previamente, escolhimos a Serra do Geres para nos servir de inspiração e aprendizagem. Tivemos a guia do Pedro da Keen Tours ajudou-nos a identificar as espécies autóctones desta região do Gerês, mas também as espécies invasoras.
Fizemos uma recolha respeitosa de algumas folhas de espécies autóctones, que a Najla Leroy usou nas suas monotipias com gelatina. Estas monotipias fazem parte do processo criativo da Najla, que as usou na ilustração da capa da Agenda Ecológica 2023.
Quando o Evandro Renan começou a fazer os primeiros esboços, dos animais que achamos mais representativos da floresta, teve a ideia (que achamos brilhante!) de incorporar o habitat ao corpo de cada animal, mostrando a simbiose que há entre o ambiente e o ser.
O design da agenda é pensado de forma a termos o mínimo desperdício possível de matéria prima e a não usarmos cola nem nenhum outro elemento plástico em todo o processo de encadernação. Esta coleção foi produzida com materiais 100% de fabrico nacional
As capas da nossa Agenda Ecológica 2023 foram impressas em serigrafia a 2 cores, como habitualmente, e com tintas à base de água.
Neste ano também utilizamos a pre-venda, que tinha resultado lindamente no ano anterior. Mas desta vez, utilizamos a nossa pagina web! Que com muito trabalho e aprendizagem conseguimos construir nós propios
2022
A produção desta agenda foi a meados de 2021, no momento da saída da Pandemia, pelo menos em Portugal. Foram meses muito intensos e sentimos a necessidade de reverdecer, e a vontade de estar mais em contacto com a terra, mais próximos da Natureza e dos seus ciclos.
Sendo a nossa Agenda um objeto utilizado apenas ao longo de um ano, vimos a necessidade de avançar com um modelo mais sustentável, economicamente viável e ecologicamente eficiente: para 2022, redesenhamos o nosso modelo, repensamos os nossos processos de produção e otimizamos os recursos, fazendo circular os materiais e componentes utilizados na sua confeção.
Inspirando-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais, a economia circular é um conceito estratégico que se baseia na redução, reutilização, recuperação, renovação e reciclagem de materiais e energia.
O que fizemos foi otimizar o espaço de impressão serigráfica de modo a reduzir ao máximo o desperdício, e obter mais secções de capas para agendas e cadernos. Costura belga.
Depois de muita procura, finalmente, conseguimos utilizar materiais 100 portugueses.
Calendario Lunar
Ilustração ciclo Vital
Planificador Anual
Paginas extra: palavra passe e Pagina de Livros e Filmes
Utilizamos a Pre-venda de forma de viabilizar a produção e impressão da nossa agenda.
2021
Em 2021, urgiu a necessidade de fazermos uma versão mais ecológica da nossa agenda. Isso levou-nos a repensar materiais e processos. Conseguimos chegar a um produto final livre de plásticos e 100% reciclado.
decidimos assumir o cartão da capa e serigrafar directamente sobre ele com tintas à base de água. Desta forma, evitamos o uso de telas de revestimento e de cola. A agenda foi cosida manualmente com fios de fibras naturais, linho. Não utilizamos cola, nem plástico, e para fechar optamos por um elástico de desperdício têxtil à base de algodão e rafia para os marcadores. Desta vez, a versão da agenda pequena também foi feita em capa dura.
Criamos um plano mensal de 2 paginas, que proporciono muito mais espaço para a escrita
O tema foram as aves do mundo, e fizemos foco na preservação do seu habitat natural, as florestas.
Para além da Agenda, também decidimos criar:
– um caderno anual, ao estilo Bullet Journal. Para quem gosta de ter o seu ano organizado, mas de forma mais livre.
– Um calendário de parede com as 12 ilustrações do Evandro Renan, e espaço para escrita.
2020
A agenda do 2020, foi chave para este projeto, foi um ano de muitas experiências.
Foi o primeiro ano onde escolhemos o tema “MAR”, incluímos um texto sobre o tema e abordamos o problema do consumo excessivo de plásticos de um só uso. A estética da agenda, tanto como as ilustrações estavam inspiradas nos mares e a sua fauna.
Foi também a primeira vez que fizemos a versão pequena da agenda, disponível em 3 cores em capa mole. No entanto o formato A5 em capa dura e costura belga, tinha 4 cores disponíveis.
Introduzimos os calendários do ano atual e o posterior, em 2 paginas; e 2 marcadores.
2019
Esta agenda foi a primeira que fizemos em colaboração com o atelie RABISCODELIA, tinha ilustrações de diversos animais e um único padrão para as capas mas em 7 cores diferentes. Não havia duas iguais.
Utilizamos pela primeira vez a técnica serigráfica, com o invaluavel apoio da Joana Paradinha, no seu atelier no Porto. Apos esta impressão, sempre escolhemos a serigrafia como método de reproduzir as nossas capas.
Introduzimos as mudanças de luas no nosso calendário, um detalhe que adoramos ter na nossa agenda.
Encadernamos esta agenda com a costura copta, que dá muita resistência e flexibilidade.
Bolso impresso no verso. Definimos o total de 96 paginas para a totalidade da agenda.
2017
A primeira agenda que fizemos, o gérmen deste projeto começou com o desejo de ter uma agenda com uma estética propia e adaptada as nossas necessidades.
O design foi inteiramente feito a mão, com fontes e quadros manuscritos e digitalizados. Acreditamos que aquelas imperfeições e pequenas assimetrias que a escrita a mão tem, são o espírito que queremos transmitir aos utilizadores da agenda.
Queríamos criar uma edição ÚNICA, por fora de aquelas agendas padronizadas e sem caracter. Para isso, trabalhamos com 6 amigos ilustradores que criaram 2 peças monocromáticas para utilizarmos como separadores.
As capas neste ano eram todas personalizadas, em tecido ou papel e num único formado A5 (15x21cm).
Neste ano aprendi-mos muito sobre as dificuldades, desafios e complexidades da auto-edição. Foi a pedra fundacional